quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Forte tufão se aproxima do Japão


Tufão Melor

Com ventos de até 250 km/h, fenômeno deve atingir o arquipélago japonês nesta quarta-feira

Um forte tufão está se movendo pelo mar, do sul para o norte, provocando chuvas torrenciais e rajadas de vento no Japão. O tufão Melor está se aproximando da ilha principal e poderá passar sobre ela amanhã, quinta-feira.

Algumas áreas, no oeste do país, poderão entrar na zona de tempestade já na noite desta quarta-feira.
fonte: http://www.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/news4.html

TÓQUIO - O potente tufão Melor, com ventos de até 250 km/h, se aproxima do sul do Japão nesta terça-feira, 6, e deve atingir o país a partir desta quarta, segundo afirmou a agência meteorológica japonesa. Classificado na categoria 4, o fenômeno deve passar pelo sul da ilha de Okinawa e ainda atingir Tóquio.

"A ilha de Daitojima, no arquipélago de Okinawa, deve sofrer com os ventos violentos o mar agitado, com ondas de mais de nove metros a partir da meia noite de terça até quarta-feira".

A tempestade tropical Parma, que atinge nos últimos dias o noroeste das Filipinas, teve a rota influenciada pelo Melor e deve seguir em direção ao Mar da China Meridional. Espera-se que o Parma, com ventos de 105 km/h, ainda cause mais danos. Atualmente a tempestade é responsável pelas chuvas torrenciais que atingem Taiwan, onde quase 8 mil pessoas devem ser retiradas das áreas de risco.

No fim de setembro, o tufão Ketsana deixou mais de 300 mortos nas Filipinas e mais de 150 no Vietnã. Ao menos 22 pessoas morreram nas Filipinas por conta da passagem do Parma.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,tufao-melor-se-aproxima-do-japao-na-categoria-4,446590,0.htm



Um comentário:

  1. Oi amiga!Esse taifu esta feio mesmo ein..ja passou por aqui (Gifu) na parte da manha..mas ainda esta ventando mto por aqui....Estamos todos de yassumi!rs..
    Obrigada pela visitinha em meu Blog!Bem vinda !Tambem sou nova por aqui!rs..bom...virei sua seguidora ta !bjos!

    ResponderExcluir